VIAJAR, sobretudo em autocaravana, é, para nós, um prazer que queremos partilhar com a FAMÍLIA, AMIGOS, e todos os que visitarem este espaço.















SEJAM BEM-VINDOS!!!







quinta-feira, 24 de setembro de 2015

VIAGEM DE 2015–BUDAPESTE

A viagem de Bratislava para Budapeste foi uma odisseia enorme. Como procuramos viajar sempre por estradas nacionais, tivemos o azar de seguir por uma que estava em recuperação durante parte do seu percurso. Tivemos que seguir por um desvio e retomar,depois , a estrada num troço que ainda não estava arranjado. Tanto o desvio como a estrada em si estão em péssimo estado e foram 50 km de tortura, fugindo a buracos (ou tentando fugir… ) e com a nossa AC a sofrer por todo o lado. Curiosamente, as localidades por onde passámos apresentam um aspecto mais bem tratado que certas zonas da capital. Os campos estão cultivados e a região que atravessámos, pelo centro de Bratislava é constituída por grandes planícies com muito pouco arvoredo. Só quando nos aproximámos da Hungria começou a surgir algum relevo e maior densidade de arvoredo.
A primeira cidade que nos recebeu, na Hungria, foi Esztergom, junto ao Danúbio que, naquela região serve de fronteira entre os dois países. Neste caso a linha de fronteira é a meio da ponte Maria Valéria que liga Sturovo  (cidade eslovaca ) a Esztergom (cidade húngara ). Esta ponte foi destruída pelas tropas alemãs em retirada em 1944 e reconstituída em 2001 com apoio da UE.
Esztergom foi capital da Hungria do séc. X ao séc. XIII e ainda é a sede do primaz da igreja católica no país. A Basílica de Esztergom, a maior da Hungria, fica numa pequena elevação, na cidade, perto do Danúbio. É imponente, lá do alto, dominando a cidade!
Almoçámos em Esztergom, junto ao Danúbio. Aí encontrámos um casal de franceses ( jovens como nós… ) que nos disseram vir, também, para Budapeste. Saíram primeiro que nós mas viemos encontrá-los, novamente, no camping Haller, onde ficámos.

Fronteira entre a Eslováquia e a Hungria 009
A ponte Maria Valéria em Esztergom

Fronteira entre a Eslováquia e a Hungria 013
A Basílica, da qual sobressaia a cúpula por trás da igreja que está em 1º plano.
Fronteira entre a Eslováquia e a Hungria 016
Fronteira entre a Eslováquia e a Hungria 017
Fronteira entre a Eslováquia e a Hungria 024
O nosso local de paragem
Fronteira entre a Eslováquia e a Hungria 029
Um barco turístico que se desloca no Danúbio.
Fronteira entre a Eslováquia e a Hungria 034
A cidade de Sturovo, de onde viemos
Fronteira entre a Eslováquia e a Hungria 035
Chegámos a Budapeste quase ao fim do dia. Amanhã visitaremos a cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário