VIAJAR, sobretudo em autocaravana, é, para nós, um prazer que queremos partilhar com a FAMÍLIA, AMIGOS, e todos os que visitarem este espaço.















SEJAM BEM-VINDOS!!!







quinta-feira, 24 de setembro de 2015

VIAGEM DE 2015–BRATISLAVA

Ao entrarmos na Eslováquia, a polícia mandou-nos parar numa operação stop. Pediram-nos os documentos e disseram para abrirmos a porta para verem o interior da Ac. Assim fizemos. O polícia espreitou e mandou-nos seguir. Pensamos que talvez seja por causa da vaga de emigrantes, refugiados das guerras do Médio Oriente que procuram entrar na Europa por todos os meios.
A cidade não nos pareceu muito interessante, de início. Ficámos no camping Zélat Piesky que fica nos arredores da cidade, junto a um lago onde se praticam vários desportos aquáticos. Apesar de ter todas as condições para ser um local agradável, tem um aspeto austero e nota-se alguma degradação no exterior de alguns edifícios embora, por dentro, estejam asseados. O camping situa-se numa zona verde de uso público onde as pessoas podem fazer piqueniques, passear, praticar desporto mas… tem tudo um aspeto estranho: algumas paredes com grafitis, ervas nos passeios, buracos no alcatrão… O acesso a esta zona faz-se através de uma cancela que é aberta por um polícia que se encontra à entrada. A parte destinada ao camping não é má, tem relva e sombras de grandes árvores que se encontram espaçadas.
Apesar da sensação um pouco desagradável que tivemos ao chegar ao camping, passámos uma noite muito tranquila pois o espaço é muito amplo e a ocupação do parque é muito reduzida.
Logo de manhã fomos para o centro da cidade. O mapa que nos forneceram, com uma ligeira explicação, é uma fotocópia da planta da zona histórica, onde estão assinalados, com números, os monumentos mas não há informação do nome desses monumentos. Bem… mas mesmo assim lá nos conseguimos orientar. Fomos no Tram pois tivemos um certo receio de ir de mota devido ao piso irregular que as estradas apresentam: buracos no pavimento, muitas pedras soltas nas zonas empedradas, enfim… a cidade mais mal tratada de todas as que já visitámos, a precisar de largos milhões de euros para conservação.
No centro histórico há belos edifícios, alguns a precisar de obras de conservação embora se note já algum movimento neste sentido mas, em algumas zonas do centro histórico há lixo nas ruas.


Residência do Presidente da Eslováquia


Dentro da igreja decorre a celebração da Missa e, como não cabem todos lá dentro, estas pessoas, assistem à Missa através de altifalantes. O povo da Eslováquia pareceu-nos muito religioso. Nas ruas encontravam-se muitos padres, freiras, seminaristas, a maior parte era gente nova.


Duas freiras comendo um lanchinho num cafezinho recatado

BRATISLAVA 068
Interior da igreja gótica
BRATISLAVA 025
Torre do portão de S. Miguel uma das portas de entrada na zona histórica.


Estátua de S. Miguel, junto à entrada




Teatro Nacional





BRATISLAVA 134

BRATISLAVA 083
Alguns bonitos edifícios da cidade


Estranhámos ver tanta gente nas ruas, sobretudo pais com os seus filhos, mas pensámos que se devia ao facto de ser domingo. Soubémos, depois, que se tratava de uma manifestação pró-vida, protestando contra o aborto. O trânsito parou em certas zonas da cidade, das 13 h às 17 h. Nem os transportes públicos circulavam.

BRATISLAVA 153


Durante a manifestação, os sinos tocavam e as pessoas lá seguiam com palavras de ordem, saltando ao ritmo da música.



BRATISLAVA 092


BRATISLAVA 126
Bratislava dispõe de alguns belos edifícios, sobretudo no centro

BRATISLAVA 118
Estátua de S. Miguel destruindo o dragão

A nossa visita a Bratislava terminou ao fim da tarde, já com algum cansaço. Faltou-nos visitar o castelo que se encontra no alto de uma colina, mas limitámo-nos a apreciá-lo cá de baixo pois já não nos apetecia subir a colina e os transportes estavam parados naquela zona.
Daqui seguiremos para a Hungria, mais propriamente, para Budapeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário