Hoje, acordámos cedinho e aí vão eles direitinhos à estação do metro para irmos até ao centro. Mostrámos os passaportes ao fiscal que se encontrava no controle de bilhetes e não foi preciso mais nada para nos mandar seguir. Ontem já tínhamos comprado, aqui no parque, bilhetes de 48 h para o autocarro turístico e a estação do metro onde saímos fica mesmo junto ao local onde passam os tais autocarros. Como tinha audio-guia em português, lá fomos ouvindo as explicações dos locais por onde passávamos. Fizemos um percurso completo, inicialmente depois, fomos saindo nos locais que mais nos interessavam. A nossa 1ª paragem foi na Praça dos Herois, uma das praças mais importantes de Budapeste, junto ao Parque da Cidade.
No centro da praça fica o monumento do Milénio que tem ao centro uma enorme coluna encimada pelo Arcanjo Gabriel e estátuas de figuras ilustres da História da Hungria, assim estátuas dos líderes das sete tribos magiares que fundaram a Hungria.
Nesta praça fica, também, o Museu das Belas Artes e o Museu de Arte Moderna. Ao lado, já no Parque da Cidade, fica um enorme lago que, no verão é lago e no Inverno se transforma numa enorme pista de patinagem no gelo. Nesta altura, tinham despejado o lago e estavam a limpá-lo e prepará-lo para o transformar em pista de gelo. Almoçámos num restaurante junto ao lago.
Edifício do lago que se transforma em pista de gelo
Museu das Belas Artes
Castelo de Vajdahunyad
Parque da Cidade, junto ao castelo
Termas e Piscina
Em Budapeste as águas são muito boas e medicinais pelo que, por toda a cidade há uma série de Termas, tanto do lado de Buda como do lado de Peste, algumas já muito antigas.
Museu da História Militar
Bastião dos Pescadores no lado de Buda
Castelo de Buda
Castelo de Buda
Vista de Peste a partir do castelo de Buda, vendo-se ao fundo a Basílica de St. Étienne
Budapeste é uma cidade enorme, rica de História, de tradições, de cultura e de arte. As pessoas são afáveis, de uma extrema simpatia e a gastronomia é excelente. Pena é que o trânsito seja tão intenso dentro da cidade, provocando imensa poluição que afeta a beleza dos seus edifícios. O Danúbio enriquece muito esta linda cidade e transmite-lhe um certo romantismo e encanto. É impossível visitar a cidade num só dia, nem em dois ou três, tantas são as maravilhas que ela tem para nos oferecer. Hoje só nos foi possível ver uma parte, amanhã continuaremos…
Sem comentários:
Enviar um comentário