VIAJAR, sobretudo em autocaravana, é, para nós, um prazer que queremos partilhar com a FAMÍLIA, AMIGOS, e todos os que visitarem este espaço.















SEJAM BEM-VINDOS!!!







Mostrar mensagens com a etiqueta Noruega. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Noruega. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 22 de junho de 2010

Faltaram estas.....








Estas são algumas fotos que não conseguimos publicar na anterior mensagem, por já estar muito longa. São portanto, posteriores às outras.
Depois de uma noite de chuva e vento tão forte que fazia baloiçar a AC, como se fosse um barco em alto mar, no dia seguinte, só se podia andar assim, bem agasalhados.
Escultura de Eva Rybakken, " Mãe com o seu filho", que se encontra junto a outro monumento com vários circulos de esculturas feitas por 7 crianças de todas as partes do mundo para simbolizar a cooperação, a amizade, a esperança e a alegria, para além de todas fronteiras.

Visita ao museu e compra de umas lembranças na boutique de recordações. Depois, assistimos a um filme sobre as 4 estações nestas terras distantes, que nos elucidou das condições de vida, difíceis, em que estas pessoas vivem, ao longo do ano, e também de como esta natureza, ainda em estado puro, é tão bela nestas paragens.

Alguns momentos de descanso num dos bares aqui existentes

....e aqui está o ribatejano típico.


Uma fenda na falésia, com mais de 100 m de profundidade.




Uns sobem e outros descem. Aqui já estamos de regresso ao camping, onde resolvemos ficar mais um dia para preparar a restante viagem.



Nordkapp - 71º 10' 21''

A 1ª parte do objectivo a que nos propusemos, foi conseguido e, ao 26º dia de viagem, atingimos a latitude 71º 10' 21''. O tempo é que não esteve muito a nosso favor: a chuva e o vento (quase ciclónico, para os nossos hábitos.....), foram uma constante. Enfim.....contratempos de viajante! O homem já conseguiu modificar muita coisa na natureza (infelizmente!......) mas a meteorologia, ainda não.
De qualquer modo, aqui ficam as fotos que conseguimos fazer......sem levantar voo.
Esta é a entrada do túnel com 6,8 Km de comprimento e que desce a uma profundidade de 212m  por baixo do mar. É uma importante obra de engenharia mas, a portagem é bastante pesada (460 NOK = 60 €). É esta a porta de acesso à Mageroya, onde se situa o Cabo Norte.

Esta é a cidade de Honningsvag, a 30 Km do Cabo Norte. Aqui chegam, diàriamrnte, navios de cruzeiro, com tuístas de todas as nacionalidades que depois são transportados em autocarros até ao Cabo Norte.


A nossa bandeirinha que sempre nos acompanha nestas viagens e que desperta a curiosidade de companheiros de outras nacionalidades que sempre querem saber alguma coisa sobre o nosso país.

Foi aqui, no Nordkapp Camping, que ficámos antes de ir ao Cabo, e onde estamos agora para, daqui a pouco, iniciarmos a viagem de regresso.

Mais uma imagem do camping que é utilizado por muitos turistas que se deslocam por estas paragens. Tem boas condições: sanitários aquecidos com agradável duche quente, bungalows, cozinha completamente equipada onde se pode cozinhar e tomar refeições (para quem se desloca de automóvel....), lavandaria com máquinas de lavar e secar e um hotel de montanha, que funciona junto ao parque. Esta região é muito procurada, até mesmo no inverno, por causa dos desportos de neve e de montanha.
Uma visra do hotel

É sempre a pagar.....(há que aproveitar o turismo para o desenvolvimento da economia local...)

E....cá estamos nós!!! Nesta altura ainda a temperatura era amena e o vento fraco, mas quando chegámos, as condições meteorológicas pioraram.

Eram muitas as autocaravanas e as motos que ali se encontravam, para não falar dos automóveis e autocarros que, normalmente, fazem permanências mais curtas. Pode-se permanecer no recinto durante 48 h

Assim que iniciámos a visita, começou a chuva.




E aqui estão as fotos da praxe. Esta última foi quando um turista holandês se ofereceu para nos tirar a foto e, como já tinhamos a máquina preparada no temporizador, o homem carregava no botão e....não disparava, daí esta expressão.....

À meia-noite, brindámos com uma garrafinha de champanhe, adquirida nas Caves S. Michel, no Luxemburgo, numa das anteriores viagens.

domingo, 20 de junho de 2010

A Noruega do Norte

Nas pequenas aldeias, junto ao fiorde, encontram-se estas pequenas armações para a seca do bacalhau, feitas de uma forma muito artesanal.





Continuam as lindas paisagens, como estas.


Mais uma refeição de bacalhau, apanhado pelo pescador.



Lá no alto da montanha, a vista é espectacular, uma imensidão de água, com os montes nevadas ao fundo.

Este é um grupo de franceses que se deslocavam em excursão, com quem estivemos à conversa. Já vinham do Cabo Norte e gostaram de encontrar portugueses por aquelas paragens, pelo que, quando nos vinhamos embora, estavam preparados para tirar uma foto de grupo, mas fizeram questão de se despedir de nós com um aceno de adeus.

Ém muitos sítios, ainda há camadas de neve com bastante espessura. São estas neves que vão derretendo e dão origem às lagoas e às muitas e lindas quedas de água que encontramos a descer a montanha.
Nas partes mais alta, a vegetação ainda se encontra despida de folhas.

É comum encontrar renas a pastar,  calmamente, à beira da estrada ou, até mesmo, a passear pelo asfalto, sem se incomodar com os carros que passam.
Alguns viveiros de salmão, nos fiordes, com o barco a abastecer de comidinha. A cultura deste peixe, em viveiro, é actualmente considerado " o ouro da Noruega " pois, contribui, em grande escala, para o desenvolvimento da economia do país.