VIAJAR, sobretudo em autocaravana, é, para nós, um prazer que queremos partilhar com a FAMÍLIA, AMIGOS, e todos os que visitarem este espaço.















SEJAM BEM-VINDOS!!!







domingo, 8 de fevereiro de 2026

ESCAPADINHA PELAS BEIRAS


No início de Maio, com temperaturas muito agradáveis e os dias já mais longos, fizemos uma escapadinha pelas Beiras à descoberta das belezas que esta região tem para nos oferecer e aproveitar a paz e tranquilidade que ali podemos  sentir em plena natureza.

O objetivo era a barragem da Idanha, onde existe também um belo Parque de campismo com infraestruturas que nos permitiam uma estadia agradável além da possibilidade de fazer boas caminhadas.

A barragem Marechal Carmona está construída no leito do rio Ponsul. Foi obra  do Estado Novo para a produção hidroelétrica e aproveitamento de águas para agricultura. Atualmente é um local de atração turística com uma pequena praia fluvial e zona de pesca. As suas margens prestam-se a agradáveis passeios, sendo visitada por amantes da natureza e de desportos náuticos.

O parque de Campismo municipal tem capacidade para mais de mil pessoas. Está equipado com bungalows, sanitários, restaurante, minimercado, piscina, lavandaria, sala de convívio, dois campos de ténis, espaço para tendas, caravanas e autocaravanas. O parque dispõe de muitas sombras e zonas ajardinadas que o tornam muito agradável.

A barragem da Idanha acolhe um grande festival internacional de música, o Boom Festival, realizado durante a Lua Cheia do mês de Agosto conhecido também por ser, todo ele, ecologicamente sustentável.





                                       




A luminosidade destes dias de Primavera, criava belos espelhos de água que encantavam o nosso olhar

      As fotos seguintes são do Parque de Campismo.
             
Bloco das instalações sanitárias, existindo vários destes blocos espalhados pelo parque.



A piscina ainda não se encontrava em funcionamento, só a partir de Junho

Sala de convívio


Nesta altura do ano o parque ainda tem os serviços reduzidos pois a época alta começa em Junho. Passámos aqui dois dias muito agradáveis e ao 3º dia continuámos a viagem até Meimoa onde existe um parque de lazer também muito agradável.


Este é um dos acessos à praia fluvial e parque de lazer. Esta zona dispõe de um bar/esplanada onde é possível tomar refeições ligeiras e petiscos. Dispõe também de campos de futsal, futebol de praia, equipamentos de ginástica e áreas de relvado. Local muito agradável para praticar desporto e descansar.

Ponte Romana - uma construção histórica sobre a ribeira que dá acesso à zona de lazer.









Painéis de homenagem aos antigos combatentes da Meimoa, na guerra do ultramar.



Percorremos as ruas da povoação, que cresceu ao longo de uma pequena encosta, descobrindo recantos pitorescos e representativos da vida dos habitantes. cruzámo-nos com alguns residentes que nos cumprimentavam com toda a cordialidade procurando dar a conhecer a sua terra de que tanto se orgulham. 
Foi uma estadia muito agradável estes dois dias que aqui passámos. 

De Meimoa seguimos para a praia fluvial O Moinho, a poucos kms de distância e também na ribeira da Meimoa mas numa zona pertencente a Benquerença.








As fotos seguintes são da praia fluvial O Moinho



Esta praia fluvial dispõe de instalações sanitárias, área de serviços para autocaravanas, churrasqueiras, mesas para piqueniques e vastas zonas relvadas, sendo muito frequentadas nos meses de verão. Tem também um restaurante e uma esplanada muito agradável.






Nos arredores podemos desfrutar de percursos pedestres que nos oferecem belas paisagens




Foram mais dois dias que aqui passámos e que nos encheram o olhar e o coração, aproveitando o sossego que ali se encontra.
Regresso a casa depois de uns dias bem passados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário