PELO NORTE
PARTE II
26/02/2025 - 4ª feira
CHAVES - XINZO DE LIMIA 59 kms
Saímos de Chaves ao fim da manhã em direção à fronteira para visitarmos aquela região de Espanha muito rica em árias termais.
Pelo caminho, à saída de Chaves, numa pequena aldeia - Curalha - encontrámos ´à beira da estrada nacional, um pequeno restaurante junto ao qual se encontravam alguns carros estacionados.
Como se aproximava a hora de almoço e tínhamos lugar para estacionar (o que nem sempre é fácil ), resolvemos parar e almoçar ali.
O Moinho é um pequeno restaurante de gerência familiar com saborosa comida caseira muito bem confecionada. Às 4ªs feiras a ementa diária tem dois pratos únicos: Feijoada e Arroz de cabidela, qualquer deles do nosso agrado. Optámos pela Feijoada (na nossa região tem o nome de Dobrada com Feijão branco) que estava ótima e muito bem servida. A simpatia dos donos é enorme e sentimo-nos em casa com tanta deferência.
Este local situa-se na margem do rio Tâmega e os donos do restaurante facilitam o estacionamento e pernoita de autocaravanas num agradável parque que têm mesmo junto ao rio, sem cobrarem estadia a quem use os serviços do restaurante.
![]() |
| Restaurante O MOINHO |
Ao fundo, por entre as árvores, conseguimos ver uma AC no local junto ao rio, onde permitem estacionar as AC. Nesta época do ano as árvores encontram-se despidas de folhas pois estávamos no fim do inverno mas, no verão deve ser um lugar agradável e com bastante sombra.
![]() |
| Aqui temos uma dose de feijoada |
Após o almoço seguimos para Xinzo onde iríamos pernoitar.
Xinzo é uma pequena vila raiana na província de Ourense, Comunidade Autónoma da Galiza.
Ficámos na AS de Xinzo, um local sossegado junto a um parque de lazer, perto do centro mas na periferia da vila.
As ruas e edifícios encontravam-se enfeitados para o Carnaval que aqui se festeja em vários
Passámos por Verin que também se encontrava enfeitada para os festejos do Carnaval que nesta região é festejado com muita animação e alegria mas não fizemos paragem.
Durante a tarde visitámos a povoação que achámos muito sossegada e agradável, aproveitando também para fazer a nossa caminhada junto ao parque onde se situa a AS.
27/02/2025 e 28/02/2025 5ª e 6ª FEIRA
Xinzo de Limia - Cenlle 69 kms
Noite muito tranquila na AS de Xinzo. De manhã seguimos para Cenlle uma Área Termal em Barbantes que tem uma agradável AS na margem direita do rio Minho e onde passámos dois dias desfrutando o sossego e a beleza da paisagem.
Esta região é rica em Àreas Termais onde as águas que brotam do subsolo têm propriedades medicinais no alívio de certas doenças..
Junto às piscinas termais existe uma agradável zona de lazer formada por uma área verde com sombras, mesas de pic-nic, parque infantil, zonas de jogos, sanitários, bar e as piscinas termais. Como disse atrás, tem também uma AS para autocaravana com a seguinte localização: N 42º 19' 57.3'' W 08º 00' 46.9''.
![]() |
| Nesta altura do ano a frequência era muito reduzida pois a época de funcionamento é só nos meses de verão. |
![]() |
| É um lugar agradável para os amantes de pesca e também para caminhadas |
![]() |
| A iniciar um percurso de orientação |
TERMAS DE BARBANTES - PAREDES DE COURA 109 kms
Após dois dias de descanso e boas caminhadas continuámos a nossa viagem pela Galiza mas para entrar em Portugal em Valença pela ponte que atravessa o rio Minho.
Após dois dias de descanso e boas caminhadas continuámos a nossa viagem pela Galiza mas para entrar em Portugal em Valença pela ponte que atravessa o rio Minho.
Seguimos para Paredes de Coura que tínhamos interesse em conhecer e que também dispõe de uma AS com capacidade para muitas autocaravanas e dispondo de todos os serviços, perto do centro.
Paredes de Coura é uma vila pertencente ao Alto Minho, com um património natural único, aliado ao património arqueológico, histórico, cultural e religioso. A vila cresceu em cascata ao longo da colina e desce até ao rio cujas margens se vestem de uma beleza e frescura surpreendentes.
Talvez por isso esta terra tenha sido escolhida para lá se realizar um dos maiores festivais internacionais de música da Europa onde, todos os anos nos meses de Julho/Agosto se realizam espetáculos que envolvem alguns dos maiores nomes internacionais da música, na praia do Taboão, junto ao rio e a cerca de 1 km do centro.
Aproveitámos o dia para conhecer um pouco da povoação
![]() |
| Igreja do Espirito Santo |
Era no adro da igreja que antigamente se fazia a feira local.
![]() |
| Imagens do centro da vila . Este recinto funciona como uma sala de visitas onde ao longo do ano se realizam atividades culturais, recreativas e económicas |
![]() |
| Por estarmos em época carnavalesca assistimos a um desfile alusivo ao Carnaval onde participavam crianças das escolas e utentes das instituições sociais. |
Passámos 3 dias muito agradáveis nesta vila e havemos de voltar pela simpatia das gentes, as belezas da paisagem e a gastronomia.
3/3/2025 2ª feira
Paredes de Coura - Vila Praia de Âncora 47 kms
Vila Praia de Âncora devido à sua praia e paisagens maravilhosas, aliadas aos seus monumentos, testemunhos de um passado histórico com certo relevo, é uma vila dedicada essencialmente ao Turismo. A pesca é outra das atividades com alguma importância e na sua pequena lota podemos adquirir «peixinho do nosso mar» de muito boa qualidade.
Passeámos pelas suas ruas, saboreámos o belo peixe que lá se apanha e dormimos junto à praia a ouvir o mar tendo, antes, apreciado um belo põr - do - sol.
O Forte de Âncora ou de Lagarteira integra-se no grupo de arquitetura militar seiscentista com planta estrelada construídos para defesa das regiões onde se encontram implantados. Ergue-se na margem direita do rio Âncora sobre maciço rochoso, no local designado por Lagarteira.
Estando quase no topo de Portugal, era tempo de iniciar o regresso a casa e decidimos fazê-lo pelo litoral.
No dia seguinte continuámos a nossa viagem para sul com paragem em Aveiro.
4/3/2025 - 3ª Feira
Vila Praia de Âncora - Aveiro 162 Kms
Aveiro, sempre bonita com os seus canais e a sua arquitetura Arte Nova. Dormimos lá uma noite e, de manhã fizemos uma bela caminhada pela zona das salinas e pelo Cais do Sal que, nesta altura do ano se encontrava muito sossegado e um pouco mais liberto de turistas.
Sempre que aqui passamos não dispensamos uma Caldeirada de Enguias que nos deliciou ao almoço.
A meio da tarde iniciámos a viagem de regresso até casa felizes por estes 15 dias tão agradáveis e sonhando já com a próxima saída.


















































Sem comentários:
Enviar um comentário