Chegámos a Lisieux ao fim da tarde e o parque onde ficámos situava-se junto à Basílica que, àquela hora (quase 21 h ) tinha um aspeto lindíssimo com o sol a incidir sobre as suas paredes de pedra, dando-lhe um tom dourado, maravilhoso.
À hora que chegámos a Basílica já se encontrava fechada por isso se encontrava tudo muito calmo mas foi ótimo para podermos apreciar o seu exterior com toda a tranquilidade e desfrutar das tonalidades que o fim do dia lhe transmitia.
Estas galerias são laterais à entrada principal e servem de abrigo aos peregrinos, em dias de chuva ou sol intenso.
A Basílica é uma das maiores igrejas erigidas no séc. XX. A sua construção começou em 1929 e foi benzida em 1937.
As fotos que se encontram na torre junto à Basílica são de Louis e Zélie Martin, pais de Sta. Teresa que foram beatificados em 2008. Desde essa data que os seus restos mortais repousam na cripta da basílica para que possam ser venerados.
Este acontecimento fez de Lisieux uma cidade única onde os pais de uma Santa, Doutora da Igreja, são um exemplo de santidade laica.
Os escritos de Sta. Teresa, publicados 1 ano após a sua morte e traduzidos em mais de 60 línguas exprimem a sua mensagem de santidade que, segundo ela, não se consegue através de sacrifícios extraordinários mas através dos pequenos actos de amor, na vida quotidiana.
Lisieux é o 2º maior centro de peregrinações de França. Lourdes ocupa o 1º lugar.
Entrada principal da Basílica
Quando o sol se escondeu, a pedra perdeu o seu lindo tom dourado
Altar onde se encontram as relíquias de Sta. Teresinha
A urna com as relíquias da Santa
O interior da Basílica, assim como a cripta são revestidos de mosaicos que refletem a mensagem de Sta. Teresa.
Interior da cripta
Igreja de St. Jacques
Catedral de St. Pierre em gótico normando do fim do séc. XII. Aqui estão guardados muitos objetos da mais ilustre das suas paroquianas . Sta. Teresa. Foi numa das suas capelas que Sta. Teresa teve a revelação da sua vocação.
Interior da catedral
Um largo da cidade
Edifício sede do Município
Construção típica
Um dos belos edifícios da cidade
De Lisieux seguimos para Chartres, onde chegámos ao fim do dia, mesmo a tempo de nos instalarmos no parque de campismo "Les bords de l'Eure", tomarmos um belo duche, jantar e descansar um pouco.
Sem comentários:
Enviar um comentário