VIAJAR, sobretudo em autocaravana, é, para nós, um prazer que queremos partilhar com a FAMÍLIA, AMIGOS, e todos os que visitarem este espaço.















SEJAM BEM-VINDOS!!!







sexta-feira, 28 de junho de 2013

Caen - Cidade de Guilherme, o Conquistador

Caen é uma cidade da Baixa Normandia, situada no departamento de Calvados. Esta cidade foi fortemente bombardeada em Julho de 1944, durante a Guerra da Normandia, depois do Desembarque dos Aliados. Cidade mártir da libertação com um riquíssimo património histórico e arquitetónico, possui, hoje, no Memorial de Caen, um local de homenagem ao sofrimento do seu povo pela libertação da Europa da ocupação nazi e o fim da maior calamidade do séc. XX que foi a 2ª Guerra mundial. Caen está, também, muito ligada a Guilherme, o Conquistador que, na qualidade de Duque da Normandia, quando tinha 20 anos, a escolheu para a sua residência preferida, por a considerar um ponto estratégico. Deste modo, mandou construir um imponente castelo em Caen, ao mesmo tempo que mandava construir duas Abadias: A Abadia dos Homens e a Abadia das Mulheres, em resultado de uma promessa que fez ao Papa para obter o perdão da Igreja Católica por ter desposado a sua prima direita Matilde de Flandres. Guilherme foi coroado rei de Inglaterra em 1066 depois da sua vitória sobre o anglo-saxão Harold na batalha de Hastings, tornando-se assim em Guilherme, o Conquistador. Esta batalha encontra-se relatada na Tapeçaria de Bayeux, um bordado em linho com 70 metros de comprimento, representando toda a epopeia de Guilherme , o Conquistador.
Visitámos o Castelo que constitui um dos mais vastos recintos fortificados da Europa. Do alto das suas muralhas podemos observar vistas maravilhosas sobre a cidade.

Construído em 1066, o castelo ducal tornou-se a residência favorita dos duques da Normandia, mais tarde, reis de Inglaterra. Dentro da zona amuralhada encontram-se o Museu da Normandia e o Museu da Belas Artes, assim como vestígios do palácio real e a igreja de S. Jorge.

Uma das portas de entrada nas muralhas, vendo-se, por trás, a torre da Catedral. As muralhas constituem um ótimo miradouro sobre a cidade.

Um dos Museus no interior do castelo. 

Do alto das muralhas temos vistas magníficas, como estas. Caen foi denominada "a cidade dos 100 campanários". Na verdade, são muitas as torres de igrejas que se erguem para o céu, através do casario da cidade.


Nesta foto podemos ver a nossa motinha estacionada atrás de um automóvel, ao lado direito das árvores. Foi o nosso transporte por toda a cidade e serviu-nos lindamente. A foto foi tirada das muralhas do castelo.

Um engenho que se encontra no interior das muralhas e que servia para levantar os grandes blocos de pedra que se usavam nestas construções.

Outro aspeto do engenho
 
Um pormenor do magnífico trabalho em pedra da Catedral de S. Pedro que, atualmente, está sofrendo obras de restauro, sobretudo, limpeza da pedra.
Esta parte ainda não foi limpa, notando-se bem a diferença da anterior que já sofreu a limpeza.

                                              Fachada da igreja anexa à Abadia das Damas

Um aspeto da Abadia das Damas, mandada construir pela rainha Matilde ao mesmo tempo que seu marido Guilherme mandava construir a Abadia dos Homens, onde hoje está instalada a Câmara Municipal da cidade.
 Bassin Saint Pierre - Porto de recreio construído num canal que penetra na cidade, a partir do rio Orne e do Canal Caen. É um local muito aprazível que empresta grande beleza à cidade e ao longo do qual se podem fazer belos passeios.


 Aspeto de uma casa com as típicas traves em madeira, característica das antigas construções de algumas regiões de França.

A Torre Leroy é uma das fortificações construídas, provavelmente, para defender o porto da cidade. Também lhe chamavam a Torre do Rei. Mais tarde serviu de prisão.

Caen é uma linda cidade que não é possível conhecer só num dia ou dois. Quase todos os lugares que visitamos deixam-nos o desejo de voltar. Esta cidade não foi exceção... Daqui seguimos para Lisieux, terra de Sta. Teresinha.






















 

Sem comentários:

Enviar um comentário