Ainda a Bretanha
No percurso de Concarneau para Landerneau, passámos por uma região muito verdejante: muita floresta, searas de trigo já crescido, outras de milho, ainda pequenino, tudo muito fresquinho. Ao atravessarmos uma povoação chamada La Forêt Fouesnant, vimos que havia mercado e resolvemos parar. Foi muito engraçado porque havia um encontro de grupos etnográficos de jovens da Bretanha que iam fazer uma representação. Ficámos para ver e gostámos muito.Aqui estão algumas fotos dessa representação. Cada grupo usava vestuário diferente, segundo as tradições bretãs.
Esta pequenina estava toda compenetrada no seu trajo. Veio sentar-se ao pé de nós e esteve sempre muito atenta ao resto do espetáculo.
Os pequenos tocadores de gaita de foles saíram-se muito bem. Todos os grupos estavam muito disciplinados e bem orientados.
Esta foto é de Benolet, uma pequena povoação que tem também um porto de recreio.
Esta foto foi tirada em viagem, por isso não está muito nítida mas o percurso era, quase todo, por caminhos como estes.
Um aspeto das torres da catedral de Quimper, capital da Cornualha. A catedral é imponente, estilo gótico, como a maior parte das catedrais. O edifício do lado esquerdo, em estilo notoriamente diferente, é o Palácio dos Bispos que alberga o Museu Bretão.
Esta foto é do largo em frente à catedral. Quimper é famosa pelas porcelanas. A casa do canto tem a fachada decorada com inúmeros pratos das porcelanas de Quimper.
E aqui está a fachada principal da Catedral de St. Corentin ( sec. XII a XIV )
O velho burgo possui muitas casas em pedra com as típicas paredes com traves de madeira.
De Quimper fomos para Locronan, cidade medieval, muito bonita que mantém os traços antigos e onde não há vestígios de modernidade.
Casas de pedra, predominando a cor cinzenta mas à qual o colorido da portas e janelas e as plantas, emprestam alguma alegria.
Uma pausa para descansar um pouco numa créperie... "Monsieur" bebeu uma cerveja "Duchesse Anne"... uma especialidade de cerveja artesanal!...
...e "madame"comeu um crepe blé de pomme e tatin, acompanhado de um chá, que soube muito bem!...
Alguns recantos de Locronam
Estas fotos são de Landerneau.`´E aqui que se encontra uma das duas maiores pontes, habitadas, da Europa ( a outra é a Ponte Vechio, em Florença, que também já visitámos... ). Esta casa, e outras, ficam em cima da ponte.
Aqui estão as casas vistas pelas traseiras...
Uma igreja antiga, como tantas que se encontram por estas paragens. É em Trégastel, uma povoação pequenina mas muito arranjada. Não se via ninguém nas ruas. A igreja estava aberta, visitámos tudo sem ver vivalma.
Esta foto foi em Ploumanach, na costa de granito rosa. Isto era um parque de esculturas, tinha muitas mas achámos graça a esta que representa "a mulher e o cão".
Estas duas fotos são em S. Brieuc, onde dormimos uma noite e foram tiradas já depois das 10 h da noite
Mais uma excelente "reportagem", continuação de Boa Viagem !
ResponderEliminar