BRETANHA
Já há três anos que tínhamos planeado esta viagem pois, além de querer conhecer estas duas lindasregiões de França, gostávamos também de visitar os lugares onde se desenrolaram alguns dos mais importantes acontecimentos da 2ª Guerra Mundial, que contribuíram para a libertação da Europa. Aquilo que sabíamos da História e o que vimos nos filmes despertou-nos a curiosidade de conhecer mais de perto esses lugares e poder observar "o teatro das operações" com todos os vestígios desses tristes acontecimentos que ainda se encontram, em tão grande número por estas paragens. Os campos da Normandia, tão verdejantes e belos, foram regados com o sangue de muitos jovens que, com o seu heroísmo, contribuíram para que, no Mundo, todas as raças e povos sejam respeitados e tenham iguais direitos.
O relato da viagem será feito depois, com mais calma, uma vez que , diariamente registamos tudo o que observamos e o que vamos conhecendo, tiramos fotos, recolhemos informação, etc. Porém, o tempo é pouco para viajar, visitar os locais de interesse e ainda escrever. Aqui, vamos deixar um pequeno apontamento e algumas fotos que queremos partilhar com a família e amigos.
Percorremos a Bretanha quase sempre à beira mar, contornando-a pelo litoral e, à medida que avançávamos a paisagem era sempre bonita, deixando-nos maravilhados com o verde, as flores, o arranjo, as casas rodeadas de jardim com amplos relvados, arbustos de todas as espécies, flores, árvores frondosas... Não há praias lindas como as nossas mas estão muito ligados ao mar através da navegação: grandes portos de recreio repletos de embarcações, na maior parte veleiros e também grandes iates. As praias aqui são pequenas e o arvoredo, em muitos sítios, encontra-se muito perto do mar.
Em Bourgneuf-sur-Retz ficámos duas noites para podermos descansar um pouco, fazer limpeza à Ac e dar uma voltinha de mota pelos arredores, para conhecer. A área era junto ao posto de turismo e era muito sossegado.
A cerca de meia dúzia de Kms do local onde estacionámos fica a praia de Moutiers onde encontrámos, já fora da povoação, uma série de construções como estas. Explicaram-nos depois que são utilizadas para a pesca. Na altura das marés mergulham uma espécie de camaroeiro gigante na água e, quando o retiram ao fim de algum tempo, vem cheio de peixe e marisco.
Descobrimos, depois, esta casa onde se vendiam ostras e mexilhões. Claro que fomos às compras para o jantar... e que boas que elas eram!!!...
Aqui estão elas já na mesa, bem fresquinhas, temperadas com limãozinho do Alto da Eira.... Souberam a pouco... no outro dia fomos comprar mais!
Estas são as salinas de Bourgneuf onde a exploração do sal se faz ainda de uma forma bastante artesanal. Na antiguidade o sal foi uma das grandes riquezas desta região e que muito contribuiu para o seu desenvolvimento.
Esta é a ponte de S. Nazaire, sobre o rio Loire. Quando a atravessámos estava uma ventania tão forte que fazia abanar a AC. Havia avisos para circular com precaução. S. Nazaire é um grande porto comercial.
Uma janela florida, como se vêm tantas por aqui... Aproveitam todos os sítios para colocar flores!...
Uma das portas da cidade amuralhada de Guérande. Dentro das muralhas fica o casco antigo e fora das muralhas cresceu a cidade nova. Guérande é famosa pelo seu sal.
Esta também é uma região de moinhos que, atualmente, são utilizados com fins turísticos e comerciais.
Um aspeto da marina da barragem de Arzac. São inúmeros os veleiros e há muitas escolas de vela. Pudera... o vento, aqui, aparece todos os dias...
Mas não há só veleiros, também há outros barcos.... uns maiores, outros mais pequenos, conforme a capacidade financeira dos proprietários e o fim a que se destinam.
A estrada levanta para deixar passar os barcos... Isto é também na barragem de Arzac, onde ficámos uma noite.
Era um local muito sossegado e muito agradável e tem bons locais de estacionamento.
Mais um jantarinho de ostras e "moules". Os mexilhões, arranjei do mesmo modo que as ameijoas à Bulhão Pato, com coentros e tudo. Estavam bons...
Um pôr do sol sobre a barragem... Já eram quase 10 h da noite....
Mais um aspeto da barragem....
Igreja de Muzillac. Muzillac é uma pequena vila, junto ao mar com algum comércio e indústria mas com poucos monumentos. O mais importante que vimos foi a igreja, antiga, construção em pedra mas que sofreu obras de recuperação e, a fachada, apresenta este aspeto.
Apanha de moluscos em Locmariaquer, na maré baixa. Esta povoação, também junto ao mar, tem um posto de barcos de recreio e a povoação é engraçada mas a dificuldade em estacionar era enorme e, só junto à praia, já a alguma distância do centro, conseguimos parar para almoçar. Estava na maré baixa e vimos, então, grandes grupos de pessoas que se deslocavam pela praia, com baldes e ancinhos, para apanharem os bivalves. As praias, aqui, não são bonitas como as nossas e são muito sujas, devem servir, sobretudo, para a apanha de moluscos.
Aqui está o cesto de um deles com a colheita que fizeram....
Os barcos são sempre em grande número por estas paragens. Esta foto foi em Hennebont.
Muralhas de Hennebont, uma povoação de que gostámos muito. É possível andar por cima das muralhas, de onde se tem uma bela vista sobre a cidade.
Mais uma foto de Hennebont e do rio que a atravessa.
Aqui está uma foto do caminho sobre a muralha, é um passeio muito agradável.
A catedral de Hennebont. Estava a decorrer um casamento, quando a visitámos.
Dois torreões que ladeiam uma das entradas na muralha e que, em tempos, serviram de prisão.
Mais uma ponte em Hennebont e, como não podia deixar de ser, os barcos à vela...
Port Louis, na Bretanha
À beira da estrada é frequente encontrar arbustos floridos e muita vegetação por todo o lado.
Concarneau e a sua "Ville Close" à qual se tem acesso através da ponte que vemos na foto. è uma cidade medieval, muito bem conservada e com muita vida.
Uma das ruas da "ville Close" em Concarneau. Há muito comércio e restauração.
Marina de Concarneau
Mais um aspeto da marina de Concarneau
As flores fazem parte da decoração de quase todas as casas.
Fico muito feliz por vocês se estarem a divertir! As fotografias são muito boas e só não vi o fotógrafo :-(
ResponderEliminarBeijinhos e boa continuação!
epá!, com uma reportagem destas só apetece mesmo ir dar uma volta igual !
ResponderEliminardesejos de uma excelente continuação de Viagem !