VIAJAR, sobretudo em autocaravana, é, para nós, um prazer que queremos partilhar com a FAMÍLIA, AMIGOS, e todos os que visitarem este espaço.















SEJAM BEM-VINDOS!!!







segunda-feira, 1 de julho de 2013

Chartres e a sua imponente Catedral

Situada a cerca de 80 Km de Paris, Chartres é conhecida, sobretudo, pela sua magnífica Catedral, declarada Património Mundial pela Unesco. Lugar de peregrinação e de fé, é testemunho da habilidade e do trabalho dos artistas que a edificaram, nos séculos XII e XIII, sofrendo, posteriormente vários acrescentos e obras de recuperação. É uma das maiores catedrais da Europa, tanto em altura como em área e é sublime pela sua estatuária e pelos seus vitrais, pois possui a mais rica e mais antiga coleção de vitrais de França, distinguindo-se pelas cores, sobretudo o famoso "azul de Chartres". Neles estão representadas inúmeras cenas da Bíblia e da vida dos santos.

O parque de Campismo dista, do centro da cidade, cerca de 4 Km e, apesar de haver autocarros que fazem o transporte periodicamente, preferimos ir de mota para nos deslocarmos mais à vontade pelos locais que queríamos visitar. Assim, colocado no GPS o nome de uma rua junto à Catedral, lá fomos ter com toda a facilidade, apesar de algumas ruas se encontrarem em obras de pavimentação e, por conseguinte, vedadas ao trânsito mas, com um veículo destes e a habilidade do condutor, passa-se por qualquer cantinho e chegámos ao destino sem ter que fazer grandes caminhadas.

A fachada principal, virada a oeste, apresenta as 2 grandes torres de épocas diferentes: A da direita, com 103 m, é do séc. XII; A rosácea é do séc. XII, enquanto que a torre do lado esquerdo, é do séc. XVI. A Catedral sofreu um grande incêndio em 1194 e grande parte do edifício ficou destruído, tendo sido recuperado e acrescentado posteriormente, ao longo de vários séculos.
 

Pormenor da torre do lado norte, construída no séc. XVI, muito mais trabalhada que a outra. Tem uma altitude de 112 m.

Interior do coro
 


O exterior do coro, cercado por uma vedação ornamentada com um conjunto extraordinário de estátuas, finamente cinzeladas, da época renascença, representando cenas bíblicas. 


O portal do lado sul é de uma riqueza extraordinária.
 

Este, é o portal do lado norte, chamado Porta da Aliança, também muito bonito. 

Numa das capelas do deambulatório está exposta uma relíquia que dizem ser do véu da Virgem Maria.
Os 172 vitrais das janelas e rosáceas, são de uma beleza extraordinária. Verdadeiros livros de imagens, representam cenas da Bíblia e da vida dos santos e muitos têm a marca dos seus mecenas, ostentando brasões de famílias ou cenas de certos ofícios .
Chartres possui casas antigas com bonita arquitetura. Percorremos as ruas da zona histórica e do centro e registámos alguns exemplos desses edifícios.


Este é o Museu da Belas Artes, situado no antigo Palácio Episcopal.




Monumento aos Mortes da Grande Guerra



Jardins do antigo Palácio Episcopal.

A cidade tem imensas zonas verdes .

É atravessada pelo rio EURE, junto ao qual se encontram belos recantos.






Na parte antiga da cidade, entre a Catedral e as margens do rio Eure, as casas de pedra da época medieval são contíguas às mansões do Renascimento, com tabique de madeira.
 
 

Ao percorrermos as ruas estreitas e pitorescas podemos maravilhar-nos com paisagens como esta, onde, o barulho das águas e a frescura das árvores nos convida a uns minutos de descanso.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário