Zagreb é a maior cidade da Croácia e a sua capital. A cidade desenvolveu-se junto ao rio Sava que, hoje, separa a cidade antiga da parte nova. A AS onde estamos fica na parte nova, próximo do rio e da zona desportiva. Aqui fica também o aeroporto, a biblioteca nacional e universitária, o centro de negócios, a arena de Zagreb e dezenas de arranha céus que crescem nesta parte da cidade.
Embora haja autocarro que passa perto da AS e nos conduz ao centro, resolvemos ir a pé pois ainda não tínhamos trocado moeda e eles não aceitam euros. Além disso, os 2,9 km que nos separam do centro, não nos assustam ( já estamos habituados a longas caminhadas… ) e sempre íamos vendo melhor os locais por onde passávamos. Percorremos sem dificuldade a avenida Vukovar com belos jardins e, mais próximo do centro, ladeada de lindos edifícios. Junto da estação de caminho de ferro e do terminal rodoviário, a cidade pulsa com grande intensidade e há um enorme centro comercial subterrâneo que passa por baixo das linhas de caminho de ferro. Foi aí que conseguimos arranjar Kunas, a moeda croata pois, apesar do país já pertencer à UE, ainda não aderiram ao euro. Depois de atravessarmos o tal centro comercial chegámos a uma linda praça que tem ao centro a estátua equestre do rei Tomislav, o 1º rei croata. Aí fica também a estação dos comboios, um belo edifício do séc. XIX e o Pavilhão das Artes, um lindo edifício construído em 1896.
A Gare
O Pavilhão das Artes
Estátua do rei Tomislav
Um dos lagos da cidade
Belos edifícios nas ruas do centro
O Jardim dos Plátanos em cujo topo se encontra uma coluna meteorológica.
Coluna meteorológica
A praça central, o coração da cidade. Aqui funciona um mercado de produtos típicos da Croácia
Neste mercado vende-se de tudo o que é produção do país, até comida típica
A Catedral, com uma das torres em obras
Mercado de Dolac com toda a variedade de frutos, legumes e também artesanato
Jardim junto à estação
Lindos jardins na cidade
Os repuxos também se encontram por toda a parte
Gostámos imenso de Zagreb´. Pareceu-nos uma cidade bem organizada, onde é fácil circular e orientarmo-nos. A AS também é boa e está bem situada para a visita à cidade. Fica num sítio todo vedado, tem bom pavimento, água, luz e lugar para despejar as águas negras e a cassete. Maior foi a surpresa quando vimos um papel na recepção (que estava fechada… ) dizendo que por já ter passado a época alta, o serviço seria grátis. Tínhamos indicação de que se pagaria 22€ e, afinal, não pagámos nada.
Ao 3º dia deixámos Zagreb para nos dirigirmos ao parque natural de Plitvice. Saímos de Zagreb com bom tempo mas, à medida que nos aproximávamos de Plitvice ía ficando cada vez mais nublado. Aliás, em Zagreb tínhamos encontrado três portuguesas (do Porto ) que vinham de lá e nos disseram que na véspera choveu lá torrencialmente pois ali forma-se um micro clima diferente do resto da Croácia. Vamos ver o que nos espera.
Que belas fotos!
ResponderEliminarLocais lindissimos e um casal muito fotogénico.
Beijinhos de Luanda.
Noite feliz, como se diz por aqui...
😊
Obrigado Carlos. Realmente essas fotos estão muito longe de conseguir transmitir o que realmente os nossos olhos testemunharam! É um local onde apetece voltar e ficar por uns dias pelo menos. Fazemos votos para que úm dia o possam visitar como nós.
Eliminar