Quarta-feira, 30 de Setembro dev 2015
Debaixo de chuva miudinha, deixámos o Kamp Korana, onde ficámos e seguimos para Zadar, no litoral. Durante algum tempo a paisagem manteve-se idêntica à de Plitvice mas, após Korenica, o arvoredo começou a escassear e entrámos numa região ainda mais montanhosa e rochosa, com grandes montes e vales profundos, com rochas que mais pareciam a cratera de um vulcão. Na montanha, o vento era tão forte que se tornava difícil controlar a força das rajadas no volante.
Passada esta zona montanhosa chegámos a Zadar que é uma cidade grande, com infraestruturas modernas mas onde o antigo foi preservado. Estacionámos num parque perto do centro histórico e fomos a pé visitar a parte antiga onde são visíveis ruínas romanas, a catedral, a igreja de S. Donato e o grande passeio marítimo com esplanadas, jardins, barraquinhas de venda de lembranças e belas sombras. É uma zona agradável. Passeámos pelas ruas estreitas com pavimentos em pedra, tão polidos que mais pareciam encerados. A cidade antiga é interessante com muitos vestígios das civilizações que ali habitaram, sobretudo os romanos.
Marina de Zadar
Uma das entradas na cidade velha
Centro histórico – Zadar
Torre da Catedral
Ruinas romanas
Igreja de S. Donato
O passeio marítimo é um local agradável para um passeio descontraído
Outra das portas de entrada na cidade
O dia estava a chegar ao fim e era altura de prosseguir para outro destino. Felizmente o tempo estava a melhorar e já não havia chuva.
Iniciámos a viagem para Trogir mas pensando ficar pelo caminho. Tínhamos procurado, no CamperContact, parques que nos pudessem interessar e vimos um que nos pareceu servir. Seguimos as coordenadas que o site indicava e quando o GPS indica “ Você chegou ao seu destino” estávamos à porta de …. um cemitério!!! Deu para rir! Nas imediações nem sombras de um parque. Foi uma gracinha de algum brincalhão que se lembrou de colocar aquelas coordenadas. Lá seguimos para Trogir mas a partir daí a volta foi outra, sempre pela serra. Deu para conhecer a outra parte da Croácia sem ser a que o turista conhece. Já noite chegámos, finalmente a Trogir ao Kamp Seget, mesmo junto ao mar. A vista que temos pela frente é linda. Como chegámos já de noite e vínhamos da serra, a paisagem era fabulosa vista do alto com a iluminação das ruas e casas a espelhar-se nas águas calmas do Adriático. Há sempre coisas boas mesmo quando não corre tão bem!…
Sem comentários:
Enviar um comentário