VIAJAR, sobretudo em autocaravana, é, para nós, um prazer que queremos partilhar com a FAMÍLIA, AMIGOS, e todos os que visitarem este espaço.















SEJAM BEM-VINDOS!!!







sexta-feira, 28 de junho de 2013

Lisieux _ Cidade de Sta Teresa do Menino Jesus

Lisieux, cidade da Normandia, é hoje conhecida no mundo inteiro graças a Sta Teresinha que ali viveu com seus pais , entrou no Carmelo aos 15 anos e faleceu de tuberculose aos 24 anos. Apesar da sua curta vida, é considerada uma das maires pensadoras deste século tendo-lhe sido atribuído, pelo Papa João Paulo II, o título de Doutora da Igreja, após ter sido Santificada por Pio XI em 1925.
Chegámos a Lisieux ao fim da tarde e o parque onde ficámos situava-se junto à Basílica que, àquela hora (quase 21 h ) tinha um aspeto lindíssimo com o sol a incidir sobre as suas paredes de pedra, dando-lhe um tom dourado, maravilhoso.
 À hora que chegámos a Basílica já se encontrava fechada por isso se encontrava tudo muito calmo mas foi ótimo para podermos apreciar o seu exterior com toda a tranquilidade e desfrutar das tonalidades que o fim do dia lhe transmitia.

 Estas galerias são laterais à entrada principal e servem de abrigo aos peregrinos, em dias de chuva ou sol intenso.

 A Basílica é uma das maiores igrejas erigidas no séc. XX. A sua construção começou em 1929 e foi benzida em 1937.





 As fotos que se encontram na torre junto à Basílica são de Louis e Zélie Martin, pais de Sta. Teresa que foram beatificados em 2008. Desde essa data que os seus restos mortais repousam na cripta da basílica para que possam ser venerados.

Este acontecimento fez de Lisieux uma cidade única onde os pais de uma Santa, Doutora da Igreja, são um exemplo de santidade laica.

Os escritos de Sta. Teresa, publicados 1 ano após a sua morte e traduzidos em mais de 60 línguas exprimem a sua mensagem de santidade que, segundo ela, não se consegue através de sacrifícios extraordinários mas através dos pequenos actos de amor, na vida quotidiana.

Lisieux é o 2º maior centro de peregrinações de França. Lourdes ocupa o 1º lugar.
                                                            Entrada principal da Basílica

                     Quando o sol se escondeu, a pedra perdeu o seu lindo tom dourado
                                Altar onde se encontram as relíquias de Sta. Teresinha

                                              A urna com as relíquias da Santa


O interior da Basílica, assim como a cripta são revestidos de mosaicos que refletem a mensagem de Sta. Teresa.


                                                                       Interior da cripta
                                                                  Igreja de St. Jacques

      Catedral de St. Pierre em gótico normando do fim do séc. XII. Aqui estão guardados muitos objetos da mais ilustre das suas paroquianas . Sta. Teresa. Foi numa das suas capelas que Sta. Teresa teve a revelação da sua vocação.

                                                                   Interior da catedral


                                                                     Um largo da cidade
                                                         Edifício sede do Município

                                                                  Construção típica

                                                            Um dos belos edifícios da cidade

De Lisieux seguimos para Chartres, onde chegámos ao fim do dia, mesmo a tempo de nos instalarmos no parque de campismo "Les bords de l'Eure", tomarmos um belo duche, jantar e descansar um pouco.

Caen - Cidade de Guilherme, o Conquistador

Caen é uma cidade da Baixa Normandia, situada no departamento de Calvados. Esta cidade foi fortemente bombardeada em Julho de 1944, durante a Guerra da Normandia, depois do Desembarque dos Aliados. Cidade mártir da libertação com um riquíssimo património histórico e arquitetónico, possui, hoje, no Memorial de Caen, um local de homenagem ao sofrimento do seu povo pela libertação da Europa da ocupação nazi e o fim da maior calamidade do séc. XX que foi a 2ª Guerra mundial. Caen está, também, muito ligada a Guilherme, o Conquistador que, na qualidade de Duque da Normandia, quando tinha 20 anos, a escolheu para a sua residência preferida, por a considerar um ponto estratégico. Deste modo, mandou construir um imponente castelo em Caen, ao mesmo tempo que mandava construir duas Abadias: A Abadia dos Homens e a Abadia das Mulheres, em resultado de uma promessa que fez ao Papa para obter o perdão da Igreja Católica por ter desposado a sua prima direita Matilde de Flandres. Guilherme foi coroado rei de Inglaterra em 1066 depois da sua vitória sobre o anglo-saxão Harold na batalha de Hastings, tornando-se assim em Guilherme, o Conquistador. Esta batalha encontra-se relatada na Tapeçaria de Bayeux, um bordado em linho com 70 metros de comprimento, representando toda a epopeia de Guilherme , o Conquistador.
Visitámos o Castelo que constitui um dos mais vastos recintos fortificados da Europa. Do alto das suas muralhas podemos observar vistas maravilhosas sobre a cidade.

Construído em 1066, o castelo ducal tornou-se a residência favorita dos duques da Normandia, mais tarde, reis de Inglaterra. Dentro da zona amuralhada encontram-se o Museu da Normandia e o Museu da Belas Artes, assim como vestígios do palácio real e a igreja de S. Jorge.

Uma das portas de entrada nas muralhas, vendo-se, por trás, a torre da Catedral. As muralhas constituem um ótimo miradouro sobre a cidade.

Um dos Museus no interior do castelo. 

Do alto das muralhas temos vistas magníficas, como estas. Caen foi denominada "a cidade dos 100 campanários". Na verdade, são muitas as torres de igrejas que se erguem para o céu, através do casario da cidade.


Nesta foto podemos ver a nossa motinha estacionada atrás de um automóvel, ao lado direito das árvores. Foi o nosso transporte por toda a cidade e serviu-nos lindamente. A foto foi tirada das muralhas do castelo.

Um engenho que se encontra no interior das muralhas e que servia para levantar os grandes blocos de pedra que se usavam nestas construções.

Outro aspeto do engenho
 
Um pormenor do magnífico trabalho em pedra da Catedral de S. Pedro que, atualmente, está sofrendo obras de restauro, sobretudo, limpeza da pedra.
Esta parte ainda não foi limpa, notando-se bem a diferença da anterior que já sofreu a limpeza.

                                              Fachada da igreja anexa à Abadia das Damas

Um aspeto da Abadia das Damas, mandada construir pela rainha Matilde ao mesmo tempo que seu marido Guilherme mandava construir a Abadia dos Homens, onde hoje está instalada a Câmara Municipal da cidade.
 Bassin Saint Pierre - Porto de recreio construído num canal que penetra na cidade, a partir do rio Orne e do Canal Caen. É um local muito aprazível que empresta grande beleza à cidade e ao longo do qual se podem fazer belos passeios.


 Aspeto de uma casa com as típicas traves em madeira, característica das antigas construções de algumas regiões de França.

A Torre Leroy é uma das fortificações construídas, provavelmente, para defender o porto da cidade. Também lhe chamavam a Torre do Rei. Mais tarde serviu de prisão.

Caen é uma linda cidade que não é possível conhecer só num dia ou dois. Quase todos os lugares que visitamos deixam-nos o desejo de voltar. Esta cidade não foi exceção... Daqui seguimos para Lisieux, terra de Sta. Teresinha.






















 

domingo, 16 de junho de 2013

Ainda a Normandia

Em Port-en-Bessin, um porto de mar que serviu como porto petroleiro durante a guerra, na maré baixa, vimos, na praia, milhões de cascas de vieiras ( conquilles de St Jacques, como os franceses lhe chamam e de que nós tanto gostamos...) que o mar trouxe para a areia. É um espetáculo curioso que guardámos nesta foto.

Um aspeto do porto em Port-en-Bessin, pequena vila onde a pesca e o turismo são as principais atividades económicas. Também é ótimo para a prática de parapente.

Bayeux foi a 1ª cidade a ser libertada pelos Aliados. A parte antiga da cidade mostra-nos um valioso património de casas em pedra com suportes e traves de madeira, casas solarengas com torre e palacetes.



É curioso observar aquelas traves centenárias que se mantém apesar dos muitos anos que possuem.
Esta é a fachada principal da catedral de Bayeux, com lindos vitrais e construção em estilo gótico.
Em Bayeux encontra-se também o Museu da Batalha da Normandia.
 
 Baterias de Longues-sur-Mer, onde se pode ver a dimensão dos canhões que defendiam a costa.

 Toda esta região da Normandia se encontra repleta de museus que nos descrevem a guerra que ali se travou. Em Arromanches, há um museu que nos mostra a construção e o funcionamento do porto artificial de Arromanches no contexto do Desembarque.

 Este é o porto de Conseulles-s-Mer

 Bonitas casas que se encontram nesta região

Este é o Café Gondree que se encontra junto à ponte Pegasus Bridge que atravessa o canal Caen em Ranville e que foi a 1ª casa a ser libertada quando da operação Pegasus, na noite de 5 de Junho, cujo objetivo principal era defender esta ponte.


 Aqui é o Memorial Pegasus que nos descreve toda esta operação da 6ª Divisão Aerotransportada, britânica.
 Esta é uma réplica da Pegasus Bridge, que se encontra no Memorial Pegasus.

Visita ao Memorial Pegasus
 
 A entrada do Memorial de Caen, onde se encontra toda a história dos combates que se desenrolaram na Normandia.