VIAJAR, sobretudo em autocaravana, é, para nós, um prazer que queremos partilhar com a FAMÍLIA, AMIGOS, e todos os que visitarem este espaço.















SEJAM BEM-VINDOS!!!







sexta-feira, 25 de junho de 2010

Aldeia do Pai Natal

Estivemos na aldeia do Pai Natal em Napapiiri, perto de Rovaniemi, junto à linha do Circulo Polar Árctico, aqui na Finlândia. Embora tudo ali esteja feito, tendo em vista o turismo, não deixa de ser encantador....
No Inverno, deve ser maravilhoso, todo aquele ambiente de Natal, com a neve a dar-lhe ainda mais beleza.

É aqui que está assinalada a linha do Circulo Polar Árctico

Decorações de Natal, em Junho, é um pouco estranho mas....não dizem que "....o Natal é quando o Homem quiser..."?

As funcionárias da Post, vestidas com coloridas roupas de duendes, a lembrar a época natalícia


E este ambiente confortável, junto à lareira.....

Enfim, o Sol da meia-noite!!!

É verdade!!!! Já conseguimos ver ( e fotografar ) o Sol da meia-noite, não no Cabo Norte, como desejávamos, mas na Finlândia, onde estamos agora. Ontem, o dia amanheceu com Sol, o mau tempo já passou e, embora com algumas nuvens, o céu manteve-se azul. À meia-noite, conseguimos estas lindas fotos


terça-feira, 22 de junho de 2010

Faltaram estas.....








Estas são algumas fotos que não conseguimos publicar na anterior mensagem, por já estar muito longa. São portanto, posteriores às outras.
Depois de uma noite de chuva e vento tão forte que fazia baloiçar a AC, como se fosse um barco em alto mar, no dia seguinte, só se podia andar assim, bem agasalhados.
Escultura de Eva Rybakken, " Mãe com o seu filho", que se encontra junto a outro monumento com vários circulos de esculturas feitas por 7 crianças de todas as partes do mundo para simbolizar a cooperação, a amizade, a esperança e a alegria, para além de todas fronteiras.

Visita ao museu e compra de umas lembranças na boutique de recordações. Depois, assistimos a um filme sobre as 4 estações nestas terras distantes, que nos elucidou das condições de vida, difíceis, em que estas pessoas vivem, ao longo do ano, e também de como esta natureza, ainda em estado puro, é tão bela nestas paragens.

Alguns momentos de descanso num dos bares aqui existentes

....e aqui está o ribatejano típico.


Uma fenda na falésia, com mais de 100 m de profundidade.




Uns sobem e outros descem. Aqui já estamos de regresso ao camping, onde resolvemos ficar mais um dia para preparar a restante viagem.



Nordkapp - 71º 10' 21''

A 1ª parte do objectivo a que nos propusemos, foi conseguido e, ao 26º dia de viagem, atingimos a latitude 71º 10' 21''. O tempo é que não esteve muito a nosso favor: a chuva e o vento (quase ciclónico, para os nossos hábitos.....), foram uma constante. Enfim.....contratempos de viajante! O homem já conseguiu modificar muita coisa na natureza (infelizmente!......) mas a meteorologia, ainda não.
De qualquer modo, aqui ficam as fotos que conseguimos fazer......sem levantar voo.
Esta é a entrada do túnel com 6,8 Km de comprimento e que desce a uma profundidade de 212m  por baixo do mar. É uma importante obra de engenharia mas, a portagem é bastante pesada (460 NOK = 60 €). É esta a porta de acesso à Mageroya, onde se situa o Cabo Norte.

Esta é a cidade de Honningsvag, a 30 Km do Cabo Norte. Aqui chegam, diàriamrnte, navios de cruzeiro, com tuístas de todas as nacionalidades que depois são transportados em autocarros até ao Cabo Norte.


A nossa bandeirinha que sempre nos acompanha nestas viagens e que desperta a curiosidade de companheiros de outras nacionalidades que sempre querem saber alguma coisa sobre o nosso país.

Foi aqui, no Nordkapp Camping, que ficámos antes de ir ao Cabo, e onde estamos agora para, daqui a pouco, iniciarmos a viagem de regresso.

Mais uma imagem do camping que é utilizado por muitos turistas que se deslocam por estas paragens. Tem boas condições: sanitários aquecidos com agradável duche quente, bungalows, cozinha completamente equipada onde se pode cozinhar e tomar refeições (para quem se desloca de automóvel....), lavandaria com máquinas de lavar e secar e um hotel de montanha, que funciona junto ao parque. Esta região é muito procurada, até mesmo no inverno, por causa dos desportos de neve e de montanha.
Uma visra do hotel

É sempre a pagar.....(há que aproveitar o turismo para o desenvolvimento da economia local...)

E....cá estamos nós!!! Nesta altura ainda a temperatura era amena e o vento fraco, mas quando chegámos, as condições meteorológicas pioraram.

Eram muitas as autocaravanas e as motos que ali se encontravam, para não falar dos automóveis e autocarros que, normalmente, fazem permanências mais curtas. Pode-se permanecer no recinto durante 48 h

Assim que iniciámos a visita, começou a chuva.




E aqui estão as fotos da praxe. Esta última foi quando um turista holandês se ofereceu para nos tirar a foto e, como já tinhamos a máquina preparada no temporizador, o homem carregava no botão e....não disparava, daí esta expressão.....

À meia-noite, brindámos com uma garrafinha de champanhe, adquirida nas Caves S. Michel, no Luxemburgo, numa das anteriores viagens.

A caminho do objectivo

Aqui ficam mais umas fotos desta parte da nossa viagem, pelo norte da Noruega. Pensamos que as imagens falam por si e não será necessário tecer grandes comentários. A Natureza é, na realidade, espectacular!!!

Cabo Norte 001 Cabo Norte 004 Cabo Norte 005

Cabo Norte 014 Cabo Norte 034 Cabo Norte 031

Cabo Norte 017 Cabo Norte 018 Cabo Norte 019

As renas são presença constante por estas paragens. É agradável ver estes animais, em liberdade, sem receio de que lhes façam mal.

Cabo Norte 023  Cabo Norte 024 Cabo Norte 025

Aqui, os shopings não são tão sofisticados como nas cidades mas não falta a informação e os anúncios publicitários ( até o bacalao….)

Cabo Norte 050 Cabo Norte 053 Cabo Norte 056  

Cabo Norte 054 Cabo Norte 068 Cabo Norte 072

Cabo Norte 062 Cabo Norte 064 Cabo Norte 098

Cada um desloca-se como quer…..e gosta!!!  Além dos motards, que são às dezenas, há muitos que percorrem estes imensos kms,

até ao topo da Europa, de bicicleta…..e um deles, subia a montanha de patinetas.