VIAJAR, sobretudo em autocaravana, é, para nós, um prazer que queremos partilhar com a FAMÍLIA, AMIGOS, e todos os que visitarem este espaço.















SEJAM BEM-VINDOS!!!







terça-feira, 23 de março de 2010

A 1ª GRANDE AVENTURA –OUTONO DE 2005

A nossa 1ª “grande aventura “, em auto-caravana, foi a viagem realizada no Outono de 2005 por Espanha (só de passagem), França, Suiça, Liechtenstein, Áustria, Itália , Mónaco e Andorra.

Foram 32 dias de viagem e cerca de 7000 km percorridos, que nos deixaram recordações maravilhosas, não só pela beleza dos lugares que visitámos como também pelas experiências vividas, enriquecedoras e inesquecíveis.

Iniciámos  a viagem no dia 13 de Outubro, seguindo pela A23 até à fronteira de Vilar Formoso e, já em Espanha, pela A62 até Vitória, onde pernoitámos numa área de serviço. Como o nosso primeiro destino era Auch, na região Midi.Pyrinnés onde iriamos visitar uns amigos, seguimos viagem no dia seguinte logo após o pequeno-almoço. Fomos almoçar já em França na Aire des Pyrinnés, que já conheciamos e onde se encontra um belo monumento à Tour de France245

A pernoita foi em Mirande no parque do Lidl e, no dia seguinte visitámos os nossos amigos que, como de costume, nos presentearam com belíssimas refeições e ainda nos carregaram com presentes para a viagem. Partimos no dia seguinte após o almoço, levando na bagagem uma belíssima perdiz, oferta do Roland que nessa manhã tinha ido à caça e fez questão de nos oferecer uma das peças para que o comêssemos à sua saúde – assim fizemos!!!

Seguimos para Mauvezin, Montauban até Rodez, onde ficámos numa AS que nos foi indicada por uma senhora que nos viu à procura de estacionamento. O local onde a AS estava inserida, era, realmente, extrordinário: muito sossegado e inspirava segurança. Ficava numa área de lazer, junto de um pequeno rio, prados enormes para as pessoas passearem os cães e fazerem desporto, e caminhos para percursos pedestres e de bicicleta – paisagem linda e calma.

.   571576

                                                                                                 AS de Rodez                            Zona de abastecimento e despejo de águas

Depois de uma noite bem dormida ocupámos o dia com a visita a RODEZ. A cidade possui 2 lindas catedrais: a da Sagrada Família e a de Nª Srª de Rodez que data do sec. XII e que está construída numa pedra de cor avermelhada que se encontra naquela região e que é de uma beleza enorme. Rodez é uma cidadezinha relativamente pequena mas muito bela, fica numa zona elevada de onde se desfruta de uma belíssima vista sobre os campos em redor.  

Continuámos na direcção de MENDE, atravessando uma região montanhosa de uma beleza deslumbrante com as encostas tatalmente cobertas de bosques que mais pareciam um jardim que uma floresta, tal era o matizado de cores e a variedade de tons que as mesmas apresentam. Esses bosques estendiam-se desde o alto dos montes até aos vales profundos proporcionando um espectáculo de rara beleza que nos encheu o olhar e o coração. Continuámos a subir até aos 1390m perto de Puy-en Velais, no Haute Loire. Não visitámos Puy porque, entretanto começou a chover e queriamos chegar rápido a Genève onde nos iriamos encontrar com outros amigos, mas ficou o desejo de voltar um dia. Chegou a noite e ficámos em S. MAURICE DE LIGNON onde tinhamos indicação de haver um parque de campismo porém, encontrava-se fechado mas ficámos aí perto pois o local era sossegado.

No dia seguinte continuámos para NANTUA passando por St Guizay de onde se admirava também uma bela paisagem sobre a cidade de St Etienne.

NANTUA foi a próxima paragem. Junto de um lago, paisagem encantadora e AS muito sossegada. Deu para descansar e fazer uma limpeza à AC. A vila não tem monumentos dignos de registo, a sua maior beleza está nesta zona junto ao lago.

A etapa seguinte foi em Genève onde ficámos 5 dias numa AS junto ao aeroporto que, actualmente, já não existe mas que era óptima pela facilidade de nos deslocarmos até ao centro. Encontrámo-nos com o nosso amigo Luciano que fez o favor de nos mostrar a cidade e nos convidou para jantar. Nos dias seguintes utilizámos os transportes públicos para percorrer os pontos que queriamos visitar: a Catedral, o grande lago, a feira da ladra, a Placette, enfim, todos os lugares de referência que o Manel tão bem conhecia do tempo em que lá viveu e que eu tinha interesse em conhecer. Foi muito agradável percorrer a cidade deste modo

O lago é o coração da cidade e, à sua volta situa-se tudo o que há de mais importante. O Rhône é o rio que atravessa a cidade, assim como o l’Arve que desagua no Rhône e depois se dirigem para o lago. Estes rios são atravessados por várias pontes. Perto do lago fica a zona onde se situam os edifícios da ONU, UNICEF, OMS  e Cruz Vermelha, tudo rodeado de grandes e belos jardins. É nessa zona que se situa também o Jardim Botânico.

Após termos visitado Genève e termos estado com alguns amigos  que, uns num dia outros noutros nos fizeram companhia e nos convidaram para almoçar e jantar, continuámos a nossa viagem até Lausane, contornando o lago Leman.

Sem comentários:

Enviar um comentário