O rio Cávado atravessado pela ponte antiga
O edifício dos Paços do ConcelhoBarcelos é conhecida pela olaria e cerâmica que desde sempre muito contribuíram para a economia desta região. É famoso o galo de Barcelos que se tornou um símbolo nacional.
A Lenda do Galo de Barcelos...
Diz-se que um peregrino Galego que se preparava para abandonar Barcelos em peregrinação até Santiago de Compostela foi acusado de roubar e condenado a morrer na forca. O peregrino ao proclamar a sua inocência ao juiz, que se preparava para comer um galo assado, disse que o galo cantaria como prova de que nada este peregrino tinha roubado. O juiz não o acreditou mas, no momento em que iam enforcar o peregrino, o galo ergueu-se e cantou. O Juiz, ainda a tempo, compreendeu o seu erro, correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. De acordo com a lenda, o galego voltou anos mais tarde para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo, hoje em dia presente no Museu Arqueológico de Barcelos
Por toda a cidade se encontram exemplares do galo de Barcelos. Este encontra-se à entrada do Museu da Olaria.
Igreja do Bom Jesus
Um dos lindos jardins da cidade visto do alto da Torre de Menagem
Várias peças do Museu da Olaria representando cenas da vida quotidiana e figuras do povo
De Barcelos seguimos por Ponte de Lima, conhecida por princesa do Lima pela sua grande beleza. Desta vez, o nosso objetivo principal era a visita ao Festival de Jardins que todos os anos se realiza nesta cidade, de Maio a Outubro, subordinado a um tema, sempre diferente em cada ano. Este ano, o tema era Jardim das Descobertas.
Como habitualmente, ficámos junto ao rio desfrutando da maravilhosa vista que a paisagem nos proporciona.
À noite o encanto é outro mas sempre maravilhoso.
Ponte de Lima é terra de boa gastronomia, aliás como todo o Minho. Desta vez a nossa preferência foi para o cabrito assado no forno. O arroz de serrabulho foi um extra a que não resistimos mas que também liga na perfeição com o cabrito, acompanhado do imprescindível vinho verde da região.
Sem comentários:
Enviar um comentário