Gostámos tanto do anterior fim-de-semana que resolvemos repetir. Assim, na passada 6ª feira rumámos, de novo, ao Alentejo para desfrutar daquele ambiente calmo e tranquilo e explorar melhor o Parque ecológico do Gameiro que tanto nos encantou. O tempo estava bom: temperatura agradável, a chuva fez tréguas durante o dia (só caiu uma chuvinha, ligeira, durante a noite), não havia vento e a luminosidade era suficiente para se fazerem boas fotos.
Aqui ficam algumas das fotos que fizemos.
Desta vez iniciámos as nossas caminhadas, nos percursos da natureza, pela zona de Montado. Os Montados são ecossistemas florestais onde predomina o sobreiro e a azinheira com controle da vegetação arbustiva pela manutenção do cultivo e do pastoreio.
As vacas pastavam calmamente manifestando alguma curiosidade quando nos viram. Até fizeram “pose” para a fotografia….
As árvores morrem de pè! O montado também sofre de enfermidades e, lamentávelmente, encontram-se alguns sobreiros e azinheiras vítimas de doença, embora, nesta zona, ainda sejam em número reduzido.
No montado não há só sobreiros e azinheiras, os cogumelos encontram aqui as condições ideais para se desenvolverem e as espécies são variadas.
Estes são alguns dos que encontrámos, uns são comestíveis, outros não…. para nós, o importante foi observá-los e poder colher estas imagens.
No ponto mais alto encontra-se um posto de observação de onde se tem uma vista mais abrangente e podemos observar as aves e a paisagem. Lá no alto, tirámos esta selfie.
A água encontrava-se muito turva devido às chuvas que tem caído nos últimos dias. Aqui, uma queda de água de grande beleza.
O azevinho e o medronheiro encontram-se, nesta altura, em todo o seu esplendor.
As forças da natureza também provocam estragos. Desta vez foi uma enorme pinheira que sofreu a ação de um raio.
Por caminhos mais planos ou por trilhos mais acidentados, lá fizemos os nossos percursos de natureza ficando com a alma cheia e o olhar encantado!!!
Este é um sítio onde contamos voltar mais vezes…
Sem comentários:
Enviar um comentário