VIAJAR, sobretudo em autocaravana, é, para nós, um prazer que queremos partilhar com a FAMÍLIA, AMIGOS, e todos os que visitarem este espaço.















SEJAM BEM-VINDOS!!!







sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

MONSERRAT - Maravilha da Natureza e da engenharia humana


Numa das nossas deslocações por Espanha, quando nos dirigíamos de Barcelona para Andorra, encontramos um dos locais mais belos que já nos foi dado visitar: a Serra de Monserrat, uma maravilha da Natureza, onde se situa o Mosteiro do mesmo nome, dedicado a Nª Srª de Monserrat - La Moreneta - padroeira da Catalunha. Situa-se a cerca de 50 Km a norte de Barcelona e o acesso ao Mosteiro faz-se ou por estrada, na povoação de Manresa, ou por teleférico, também nesta zona.
Optámos por seguir pela estrada pois não sabíamos o tempo que iria demorar a visita e também porque gostamos imenso de subir às montanhas na AC. O percurso é espetacular e a estrada é boa. À medida que vamos subindo a vista vai abrangendo um horizonte cada vez mais vasto, que nos deslumbra e ao mesmo tempo nos dá conta da nossa pequenez perante a grandiosidade da Natureza. Bem.... mas ao chegar ao Mosteiro, tudo isso aumenta numa proporção desconforme pois às maravilhas naturais vem juntar-se a admiração pela obra construída pelo Homem, um enorme projeto de engenharia edificado em condições de grande dificuldade, com uma enorme solidez e integrando-se perfeitamente na paisagem. O mosteiro encontra-se rodeado de enormes formações rochosas que se elevam para o céu simulando figuras humanas.
O culto da Virgem de Monserrat, remonta aos 1ºs tempos do Cristianismo. Diz a lenda que o Apóstolo S. Pedro, viajando pela Península Ibérica, levou uma imagem da Virgem Maria, esculpida em madeira. No ano de 546, na Catalunha, um monge construiu um rudimentar mosteiro, consagrado à referida imagem. No tempo das invasões árabes, a imagem foi escondida numa gruta para evitar que fosse profanada. Conta-se que os pastores da região, nas suas dslocações pela montanha, ouviram cânticos celestiais e viram uma luz resplandecente que saía do interior do rochedo. Encantados com o som, foram ver de onde vinha e encontraram a imagem numa cavidade da rocha. Avisaram o bispo de Manresa e contaram o ocorrido. O bispo verifica que a imagem é a que foi retirada da igreja de Barcelona, para não ser profanada. Porém, ao tentarem trazê-la para a cidade, não conseguiram removê-la do lugar. Todos concordaram que havia algo de sobrenatural e ali foi construído o majestoso Mosteiro de Monserrat, encastrado na montanha, e que foi entregue aos Beneditinos





Ao olharmos os enormes rochedos, parece-nos descobrir neles, cabeças ou figuras humanas como se fossem sentinelas, guardiãs do templo. Lá no alto forma-se uma neblina que confere a este cenário um misticismo que nos encanta ainda mais.

A imagem, assim como a cadeira onde se encontra sentada, são de madeira escura e por isso lhe chamam a Moreneta.

A igreja é muito rica no seu interior, sendo o altar de Nossa Senhora de Monserrat, todo em prata lavrada.



O mármore é outro dos materiais muito utilizados tanto nos altares como nas imagens ou até no pavimento, não só do corpo principal da igreja como das várias dependências anexas.



Na fachada principal da igreja, apesar da sua simplicidade, encontra-se um lindíssimo friso de estátuas que representam (penso eu... ) Jesus e os Apóstolos.




No mosteiro funciona uma importante escola de música da qual faz parte um coro infantil que, em determinados dias, faz as suas actuações, muito apreciadas por grande número de pessoas que se deslocam propositadamente para os ouvir. Há também um museu de arte sacra e onde se conta a história de Monserrat.

 .

O acesso à montanha pode ser feito através de teleférico, de comboio de cremalheira ou por estrada. Em qualquer dos casos podemos desfrutar paisagens maravilhosas e impressionantes pela sua grandiosidade.

Impressionante, também, a estrutura de apoio, montada para construir as zonas de acesso ao mosteiro.


Seja qual fôr o transporte utilizado, podemos sempre desfrutar de paisagens maravilhosas e, os amantes do pedestrianismo, poderão ainda percorrer os numerosos trilhos na natureza que se encontram pela montanha, até mesmo bastante acima do local onde se encontra o mosteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário