Guimarães, cidade medieval, nasceu a partir de um mosteiro, mandado construir pela condessa Mumadona, que se tornou polo de atração e deu origem à fixação de um núcleo populacional. Mais tarde, mandou construir um castelo para defesa do mosteiro e assim surgiu novo núcleo populacional.
No sec. XII, com a formação do Condado Portucalense, o conde D. Henrique e D. Teresa, vêm viver para Guimarães e mandam realizar grandes obras no castelo. Diz a tradição que aí nasceu D. Afonso Henriques.
Castelo de Guimarães - ligado a façanhas heróicas do período da fundação da nacionalidade como a batalha de S. Mamede, serviu ainda, ao longo da sua história, de palco a vários conflitos reais.
Estátua de D. Afonso Henriques |
Paço dos Duques de Bragança
Convento de St. António dos Capuchos |
Santuário da Senhora da Penha |
A montanha da Penha proporciona ao visitanta uma ampla oferta de espaços e serviços: parque de campismo,estabelecimentos hoteleiros, campo de mini-golfe, centro equestre, circuitos de manutenção, áreas de passeio e pic-nic, restaurantes, bares e cafetarias. Podemos ainda aventurar-nos na descoberta de inúmeras grutas e desfrutar as magníficas paisagens que os miradouros naturais nos proporcionam.
A Penha encontra-se ligada à cidade por estrada ou por um teleférico com a extensão de 1,7 Km, que vence uma altitude de 400 m.
Monumento erigido a Pio IX, num dos miradouros da Penha.
Enormes pedregulhos, apoiads estratégicamente, formam grutas, impressionantes pelo equilibrio das pedras que as formam. |
Os grandes maciços rochosos em perfeita harmonia com os relvados e jardins criados pelo homem.
Na 3ª feira de manhã, deixámos a Penha e dirigimo-nos a Belinho onde iríamos encontrar-nos com os amigos com quem fomos almoçar.
Foi uma viagem agradável, que nos deu a conhecer alguns recantos do nosso lindo país e nos permitiu juntar o útil ao agradável. Pena foi o tempo ser tão reduzido mas não tinhamos possibilidades de prolongar devido a outros compromissos assumidos. Fica para uma próxima....
Sem comentários:
Enviar um comentário