VIAJAR, sobretudo em autocaravana, é, para nós, um prazer que queremos partilhar com a FAMÍLIA, AMIGOS, e todos os que visitarem este espaço.















SEJAM BEM-VINDOS!!!







domingo, 22 de março de 2020

AO REDOR DA ESTRELA


                           AO REDOR DA ESTRELA

Esta pequena viagem que teve a duração de cerca de uma semana foi realizada em Julho de 2019 mas ainda não tinha havido oportunidade de a registar. Foi agora a altura e aqui fica para memória futura.

 Unhais da Serra                 

O interior de Portugal tem paisagens de uma beleza ainda muito pura e genuína e foi isso que nos levou a elegê-lo como destino de mais uma viagem. Já no ano passado tínhamos vontade de conhecer Unhais da Serra, aldeia serrana, situado a 700 m de altitude, nas abas da serra da Estrela, a cerca de 20km da Covilhã, mas não se proporcionou a nossa passagem por lá. Este ano resolvemos incluí-la numa das nossas escapadinhas de lazer e foi por lá que começámos esta viagem tão agradável.



A aldeia apresenta uma paisagem verdejante sobretudo porque a água é abundante e  encontra-se por todo o lado, muitas vezes canalizada pelo homem para satisfazer as suas necessidades, sejam elas a rega ou como força motriz para fazer mover as azenhas, ou ainda correndo livremente, fazendo o seu caminho enquanto desce a montanha e depois saltando pedra a pedra formando rápidos e belas quedas de água.







 A área de serviço para autocaravanas fica situada num local muito agradável junto à praia fluvial e muito perto do centro.                                                                                                                                       GPS: N  40º 15' 21''   W  07º 37' 23''

 


As suas águas cristalinas são de excelente qualidade e com propriedades terapêuticas, sendo por isso utilizadas no termalismo. A estância termal de Unhais da Serra alia a qualidade das suas águas e ar puro da montanha a uma envolvente única. Anexo às termas funciona uma unidade hoteleira, o H2Otel com muito boas condições para descanso e lazer.



A zona antiga encontra-se muito bem conservada. Passear pelas ruas estreitas e observar as suas casas de pedra, transporta-nos numa viagem ao passado mas com os pés no presente, imaginando as muitas histórias que estas paredes encerram.














As paisagens são de uma beleza incalculável, com a natureza ainda num estado muito puro.







A igreja matriz


Depois de uma longa caminhada pelos trilhos ao redor da aldeia, sabe bem refrescar com água fresca e pura desta Fonte da Saúde. 


A  Fonte da Saúde com uma placa de agradecimento ao seu autor.



A boa gastronomia serrana encontra-se na restauração local que é de excelente qualidade. No restaurante "Lenda de Viriato" pudemos degustar algumas das especialidades dessa gastronomia e ainda assistir a uma representação da lenda de Viriato.



Foi muito agradável esta estadia em Unhais da Serra e será um destino a revisitar, se para isso houver oportunidade, pois o ar que lá se respira, a beleza da paisagem, a simpatia da população que nos recebe como se já fossemos velhos conhecidos e a tranquilidade encontrada são motivos mais que suficientes para voltar.




BELMONTE

Belmonte situa-se na margem esquerda do rio Zêzere, no sopé da Serra da Estrela na região denominada Cova da Beira.. A vila cresceu num morro granítico da serra da Boa Esperança.
A sua história está relacionada com a comunidade judaica sefardita que aqui se instalou em grande número para fugir à intolerância religiosa para com os judeus em Portugal e Espanha. A lei de D. Manuel obrigava os judeus portugueses a converterem-se ou a deixarem o país. Muitos deles abandonaram Portugal com medo de represálias e da Inquisição. Outros converteram-se ao Cristianismo mas, no seio familiar, mantinham o seu culto e as suas tradições culturais. Outros resolveram isolar-se do mundo exterior e seguiam as suas tradições à risca - eram chamados os marranos. Durante anos os marranos de Belmonte seguiam à risca as suas tradições. Só nos anos 70 do século passado a comunidade estabeleceu contacto com Israel e oficializou o judaísmo como a sua religião. Em 2005 foi inaugurado o museu judaico de Belmonte.
Não pudemos visitar pois passámos em Belmonte numa 2ª feira, dia em que todos os museus e momumentos se encontram encerrados. Fica para outra oportunidade.





O nome da vila está bem adaptado à realidade pois de lá se avista um vasto vale onde impera a agricultura, formando um vasto tapete em tons de verde, limitado pela beleza das montanhas



Conjunto de capelas nas imediações do castelo


                                                      Capelas de Santo António e Calvário    



                                               Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais

                                                   Castelo de Belmonte

Janela Manuelina do castelo de Belmonte, encimada pelo brasão dos Cabrais composto por 2 cabras (Cabrais) e 6 ruelas (Castros), simbolizando a união de João Cabral com D. Joana de Castro.

Igreja Matriz

Igreja Matriz onde se encontra a imagem de Nª Srª da Esperança que acompanhou Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

A referida imagem

                                          Estátua de Pedro Álvares Cabral num jardim da vila

AS de Belmonte: N  40º 21' 49''   W 07º 20' 27''



GUARDA

A nossa passagem pela Guarda limitou-se a uma tarde passada no parque urbano da cidade onde estava a ser preparada a Feira Ibérica do Turismo e à pernoita no respectivo parque. No dia seguinte seguimos para Celorico da Beira.

                                  Os pavilhões que estavam a ser montados para a feira


AS no parque Polis : N  40º 32' 58''   W  07º 14' 32''


CELORICO DA BEIRA

O centro histórico de Celorico da Beira testemunha o seu passado grandioso. No cimo de um rochedo granítico, em posição dominante sobre a vila, ergue-se o seu castelo cuja história se encontra narrada em vários painéis explicativos. A vila cresceu em seu redor e foi-se adaptando ao evoluir dos tempos.







    Solar do queijo da serra onde podemos aprender como se fabrica este delicioso queijo ao mesmo tempo que apreciamos várias peças museológicas de objectos usados na sua confecção.




A torre do relógio 

 Igreja de Santa Maria em estilo barroco no seu interior onde se encontram várias quadros do pintor Isidoro Faria. A igreja duas enormes torres sineiras e um portal  renascentista na parte lateral.












A AS situa-se junto de um parque de estacionamento no limite da zona histórica, a cerca de 5 mn do castelo através de ruas de interesse histórico e arquitetónico e das várias igrejas e monumentos. Tem um parque de merendas anexo. O acesso não é muito fácil pois faz-se através de uma rua estreita e com varandas pelo que terá sempre que ser feito com o devido cuidado. 

GPS: N 40º 38' 21''    W 07º 23' 21''




LINHARES DA BEIRA

A aldeia histórica de Linhares da Beira é uma das mais bonitas aldeias históricas que já visitámos. Percorrer as suas ruas observando os pormenores que se nos deparam remete-nos a um passado de grandeza, a avaliar pelos solares que aí se encontram e pelo seu grandioso castelo, ponto estratégico de defesa da população que ali habitava.




O castelo é formado por dois recintos muralhados, de planta irregular: um era destinado à defesa militar e o outro servia de abrigo à população e animais.


No interior de uma das torres do castelo encontra-se o mecanismo de um relógio do sec. XVII cujos pêndulos de pedra ainda hoje marcam o ritmo da vida de quem lá vive.



Interior da Igreja Matriz



Pousada do Inatel num antigo solar mas com todos os requisitos modernos para uma boa estadia. 



                                                    Pelourinho e antiga casa da Câmara



             Forum medieval constituído por uma simples e rústica tribuna com uma mesa de pedra e bancos em redor de onde se anunciava à população as decisões comunitárias.



        Era nesta mesa que se sentavam os juizes do povo para tomarem as decisões e ditarem as leis. Nestas pedras encontram-se gravadas as armas da antiga vila.


Encontram-se algumas janelas manuelinas em vários edifícios que preservam sinais de antiga nobreza.


CASA DO JUDEU - Supõe-se que neste local se situava a antiga judiaria. A janela manuelina é das mais belas da aldeia.





      Devido à sua situação geográfica e às boas condições que tem para o efeito, Linhares é considerada a capital do parapente.

Linhares oferece aos visitantes magníficas paisagens de montanha, ar puro e águas cristalinas, aliados a uma paz e tranquilidade que só encontramos nestas aldeias e vilas do interior. Foi com muito agrado que fizemos esta viagem ao redor da Estrela e descobrimos mais algumas das maravilhas que o nosso país tem para nos oferecer e, muitas vezes, não sabemos aproveitar.