Praia fluvial de Bostelim
.
A necessidade de uns dias de descanso levou-nos à descoberta da Praia fluvial de Bostelim,
inicialmente mais por curiosidade mas, assim que chegámos ficámos rendidos à beleza do local e à paz e tranquilidade que aqui se desfruta. O parque de campismo, integrado no espaço, tem óptimas condições para uns dias bem passados com áreas próprias para tendas, caravanas e autocaravanas, eletricidade, sanitários com água quente para banhos, mesas para piquenique, grelhadores campo de
jogos, enfim, tudo o necessário para um campismo de qualidade. A Praia tem bandeira azul e nadador salvador.
O espaço envolvente é muito agradável. A natureza, ainda no estado puro, de uma beleza onde a intervenção humana se resume às vias de comunicação e a esta Praia muito bem conseguida para uns momentos de lazer em família.
O espaço dispõe de um café/bar com esplanada onde são servidas refeições ligeiras. É bem servido de sombras e de espaços relvados onde é possível estender a toalha e apanhar banhos de sol ou, sim-plesmente, desfrutar da sombra.
A água da piscina, construída na ribeira de Bostelim, é complementada com o apoio de um furo de captação de água e um sistema de purificação da mesma.
Esta zona é destinada às tendas de campismo
Também há pequenas zonas com areia para os que preferem este piso
O parque de merendas e a zona destinada às autocaravanas
A praia funciona entre 15 de Junho e 15 de Setembro
Aqui se inicia a Rota de Bostelim, um percurso de pequena rota com cerca de 9,5 Km ao longo da ribeira de Bostelim, juntando-se depois à ribeira de Isna. Fizemos parte deste percurso ao longo do qual se encontram antigas azenhas, moínhos de água e uma centenária ponte de pedra, a Ponte da Várzea Carreira, onde se inicia o percurso de regresso uma vez que se trata de um percurso circular.
Algumas fotos do percurso
Estivemos neste aprazível local dois dias antes do grande incêndio que consumiu vastas áreas de floresta e algumas casas nos concelhos de Vila de Rei e Mação. O fogo começou na povoação de Fundada, a cerca de 3km desta praia fluvial. Felizmente a praia parece que foi preservada apesar de a floresta circundante ter sofrido bastante com o fogo. Infelizmente, este é um flagelo que todos os anos ataca e destroi muita da riqueza nacional e, embora já tenham sido tomadas algumas medidas, ainda não são suficientes. É pena!...