VIAJAR, sobretudo em autocaravana, é, para nós, um prazer que queremos partilhar com a FAMÍLIA, AMIGOS, e todos os que visitarem este espaço.















SEJAM BEM-VINDOS!!!







sexta-feira, 6 de abril de 2012

ALBUFEIRA DO MARANHÃO

A Albufeira do Maranhão é um dos três "grandes lagos" artificiais da região de S. Mamede, no norte alentejano, proporcionando, às terras onde se insere, boas condições para a agricultura e para o lazer, estas últimas, aproveitadas por muitos portugueses e estrangeiros que até lá se deslocam para desfrutar das maravilhas da natureza que ali se encontram. Junto a Avis foi construído um parque de campismo que já conhecemos há mais de 30 anos e que, ao longo deste tempo, tem sido alvo de melhoramentos que muito o têm beneficiado. Ao longo dos anos, nas várias deslocações que fizemos ao Maranhão, tanto para jornadas de pesca desportiva como para um dia ou outro passados no campismo, temos passado por Avis sem, no entanto, nos termos apercebido do encanto que esta pequena vila alentejana encerra. Porém, esta semana, em mais uma das nossas deslocações por estas paragens, desta vez para passar 2 dias com amigos que ali se encontram no campismo, resolvemos ir conhecer Avis e a sua história, tendo ficado surpreendidos com esta bela vila situada num pequeno monte, dominando a planície e a albufeira de águas claras onde se espelha o azul do céu e o verde da paisagem ondulante. O alvo casario estende-se pela encosta, a partir das muralhas que cercavam a vila antiga e onde se situava o castelo, em ruas bem cuidadas, muito limpas, na sua grande parte ladeadas de laranjeiras que lhe conferem uma frescura e um aroma muito agradaveis.

O território de Avis foi doado por D. Afonso II à Ordem de S. Bento que aqui construiu o castelo e o conjunto conventual que a albergou, povoando também esta região. Foi esta Ordem, religiosa e militar, que deu origem a uma das mais importantes dinastias portuguesas - a Dinastia de Avis - iniciada por D. joão I, Mestre de Avis. Esta foi uma das Ordens religiosas mais poderosas da época.
O castelo construído no séc. XIII, assim como o conjunto conventual, sofreram alterações nos séc. XV e XVII. Restam três das seis torres originais: Sto. António, S. Roque e a da Rainha ou do Convento, estando intactos, também, alguns panos de muralha, junto aos quais foram erguendo construções modernas que hoje se encontram anexadas aos restos da muralha.

Parte da muralha e do Convento da Ordem de S. Bento de Avis, sendo visíveis algumas casas que, ao longo dos anos, foram construídas anexas à muralha.


Torre da Rainha ou do Convento, uma das seis torres integradas na muralha.
Do alto da torre a vista alcança uma vasta área com linda paisagem

Um outro aspeto da vila.

Porta do Arco

Largo Cândido dos Reis onde se encontra a antiga hospedaria e enfermaria que, atualmente se encontram em obras de restauro, a igreja do Convento de S. Bento, o Museu Municipal (encerrado para obras) e parte da muralha que dá acesso à Torre da Rainha.

Porta do Arco vista de fora da muralha

Pelourinho junto à Igreja matriz

Casa da zona histórica com as tradicionais barras azuis, características das construções alentejanas

Paços do Cancelho

Porta principal dos Paços do Concelho

Igreja do Convento de S. Bento


Torre da Rainha

Pensão Ordem de Avis

Ruinas do Convento de S. Bento
A vila vista do alto de uma das torres

Outro aspeto da povoação

Aqui estamos nós e os nossos amigos no alto da Torre da Rainha


A cruz, símbolo da Ordem de Avis


Avis

O PARQUE DE CAMPISMO
N - 39º 03' 23''    W - oo7º 54' 41''
O parque de campismo situa-se junto da albufeira do Maranhão e próximo do clube náutico. Dispõe de uma vasta área organizada em socalcos, com uma esplêndida vista sobre a albufeira, possuindo também todas as infra-estruturas para a prática do campismo, tanto em tendas como em caravanas ou autocaravanas, dispondo ainda de vários chalets para alugar. Os sanitários têm boas condições de higiene, assim como todo o parque. No parque existe um restaurante com comida de qualidade e preço acessível. Piscina, campo de jogos, parque de merendas, parque infantil, são outros equipamentos que encontramos no parque ou junto dele, assim como condiçoes para a pesca desportiva ou para desportos náuticos.













E assim se passaram dois agradáveis dias de descanso e lazer, na companhia dos nossos amigos. O tempo, se bem que um pouco ventoso, impedindo-nos de fazer as refeições ao ar livre, não se portou muito mal, permitindo-nos fazer a visita à vila, em boas condições climatéricas e ainda deu para, ao fim do dia, fazermos a nossa caminhada de 1 hora (em ritmo acelerado...) pelos belos campos do alentejo.  A "comidinha" foi do melhor, portanto.... só temos é que repetir... Será em breve!

À Lena e ao Zé, os nossos agradecimentos por nos terem "desafiado" a fazer-lhes uma visita e por nos terem acompanhado na visita a Avis.



AVIS